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Sou professor das redes municipal e particular. Já venho trabalhando com Língua Portuguesa e Língua Inglesa Há 10 anos... Pouco tempo de experiência... mas muita dedicação

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Halloween - Aracati 2012

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Congratulations, It´s very, very good!

Halloween - Aracati/2012

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Great teachers!!!

English Project - Olympics Games London 2012

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Alunos de Aracati / MG - 6º ao 9 º ano

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012

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Foi um trabalho excelente!!! Congratulations Classes !!! It Was Fantastic!!!

Ayrton Sennha - depoimento de nosso verdadeiro herói!!!!

Trabalhando com a Tipologia Textual - ETFG - Sebrae - CATAGUASES/MG - março/ 2010

Injuntivo?
Preditivo?
Argumentativo?
Expositivo?
Informativo?
Descritivo?
Narrativo?
Dissertativo?

É cada vez mais interessante o ensino de Língua Portuguesa, e ainda mais quando se trata de Tipologia Textual.
A Tipologia Textual busca informar ao leitor o que está por "dentro" dos textos, algumas estrutura próprias e a própria organização de ideias, enfim, a apresentação dos textos!

Alguns são mais conhecidos como a dissertação, típica de vestibular; a narrativa, que nada mais é do que contar uma história ou estória; a descrição, que apresenta detalhes físicos ou psicológicos. Mas, além dessas tipos de texto, temos agora o tipo preditivo, que é muito comum em textos de horóscopo e que apresenta algumas previsões; o tipo injuntivo, que tem como característica principal a instrução de como fazer algo parqa chegar a um objetivo; o tipo argumentativo, que busca persuadir o leitor, o tipo informativo, que se baseia em informações mais precisas sobre assuntos diretamente ligados ao mundo, como por exemplo: o que é um fucarão; o tipo expositivo, muito parececido com o descritivo, mas com objetivos diferentes. Além desses, há ainda o diálogo.

Lógicamente alguns dos tipos textuais acima ainda vão sofrer algumas mudanças nas características, pois alguns ainda estão em estudos. Mas de qualquer forma, precisamos cada vez mais aprimorarmos nossa leitura para que não tenhamos problemas na caracterização e na elaboração de textos.

Obrigado alunos, pelo excelente trabalho!!!

Prof. Rogério

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

A turma fez um ótimo trabalho!!!

A turma fez um ótimo trabalho!!!

Parabéns... muito legal!!!

Parabéns... muito legal!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Traballho muito bom!!!

Traballho muito bom!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Muito bem apresentado!!!

Muito bem apresentado!!!

Anjos da Guarda - Leci Brandão

EJA - Educação de Jovens e Adultos ligados na Copa do Mundo 2010 ( março 2010)

Os alunos da E M Prof Antônio Amaro iniciaram esta semana, 05/03/2010, o projeto " Copa do Mundo 2010".
Como esse evento é mundial, não poderíamos ficar de fora, e neste caso, a Língua Inglesa será utilizada.
Os alunos trabalharão com as cores, os países, localização geográfica, regras e produção de pequenos textos em Língua Inglesa.
Alunos confeccionarão cartazes e apresentarão aos demais alunos observando algumas características da Língua Inglesa.
Abaixo a turma do 2º Período trabalhando com cartazes, réguas, esquadros.
Desde já agradeço a participação de todos.
Esse Projeto terá a culminância em meados de maio de 2010!

Um abraço a todos.

Prof. Rogério


EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro

EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro
Alunas muito aplicadas!!!

Os alunos bem interessados!!!

Os alunos bem interessados!!!
A turma levando a sério!!!

... parecem felizes, não!!!

... parecem felizes, não!!!
... além de tudo... muito simpáticas!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!
cooperação, muito bom!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!
um verdadeiro trabalho em equipe!!!

Imagens: iIusões de ótica ... fantástico!!!! vale a pena conferir

Novo Dicionário da Língua Portuguesa ( muito legal)

Pracas do brazil e nosso querido Hino ! É triste... mas é a pura verdade!

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Noosa querida formadora ERLA

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Eu, Rogério, e o professor Wilmar

sábado, 16 de maio de 2009

3º Encontro GESTAR II : Um sucesso!!!!

Professores participando da atividade em classe sobre Gêneros Textuais. Sorridentes, não?

Mais um grupo sorridente... que beleza... trabalhando com felicidade... Ah se todos fossem assim!... A seriedade ao lado do interesse e da harmonia... Muito bom... Parabéns professores!


Professores na busca da aprendizagem... O trabalho com Gêneros Textuais é realmente muito interessante... o resultado deste aprendizado foi muito bom... muito bom mesmo!!!


É realmente gratificante o interesse e a participação desses educadores... está sendo surpreendente o interesse desses professores... e felizmente eles trabalham conosco... PARABÉNS PROFESSORES POR SEU TOTAL EMPENHO NA CONTINUAÇÃO DO PROGRAMA GESTAR II... Muito obrigado.



Gêneros Textuais: Definição e Funcionabilidade

Ampliando nossas referências

TP3 – Seção 3: Classificando Gêneros Textuais

GÊNEROS TEXTUAIS: Definição e Funcionabilidade ( Texto referência)
Luiz Antônio Marcuschi

Questões sobre o texto de referência

1) Por que Gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa?

Porque os Gêneros Textuais são maleáveis e estão ligados às atividades socioculturais, isto é, eles surgem de acordo com a necessidade de comunicação, e sendo assim, são flexíveis de acordo com a funcionabilidade do ato de se comunicar.


2) Por que os gêneros são caracterizados como práticas discursivas, ou práticas sociocomunicativas, e não como práticas lingüísticas?

Porque o mais relevante na caracterização de gêneros não está em sua forma lingüística, e sim na situação de comunicação, bem como a prática de sua realização, portanto, não “importa” a linguagem, espera-se de um gênero mais do que isso, espera-se que ele possa servir como uma proposta de comunicação moderna e devidamente prática de acordo com as mais diversas situações de comunicação.


3) A palavra “suporte” aparece várias vezes no texto para designar algo ligado ao texto e ao gênero. A partir do contexto, a que você acha que ela se refere? Dê alguns exemplos.

A palavra “suporte”, basicamente, é o veículo, o canal para a comunicação, isto é, é a concretização de uma mensagem, pois a mensagem pode ser veiculada em diversos suportes: em livros, revistas, “ outdoors”, telefones, encartes de discos, enfim, uma pluralidade de objetos concretos nos quais pode se “ jogar” uma mensagem.


4) A partir do que diz o texto, como você acha que surgem novos gêneros?

Basicamente, os gêneros surgem de acordo com as necessidades de comunicação, e isso acontece a partir de inovações culturais. A necessidade de gêneros modernos não é propriamente uma criação de gêneros novos, pois isso seria inviável e teríamos uma quantidade interminável de gêneros, sendo assim, ocorre a criação de subgêneros, pois há características semelhantes entre o gênero “antigo e o novo”. O surgimento de um novo gênero ocorrerá quando surgir um enquadramento comunicativo para um gênero já existente.


5) Por que desaparecem gêneros antigos?

Simplesmente desaparecem, pois eles se tornam irrelevantes em um processo comunicativo moderno, isto é, quando ocorre uma substituição de tecnologias. Atente-se no fato de termos cartas antigamente relevantes e hoje termos a internet.


6) Como se comportam os novos gêneros em relação às fronteiras entre a oralidade e escrita?

Pela praticidade da vida moderna, percebemos que eles – gêneros - modelam as fronteiras da oralidade e da escrita, pois podem desfazer, enfraquecer e até mesmo recriar padrões que antigamente eram inaceitáveis à escrita.


7) Que aspectos podem servir de critério para a classificação de um gênero?

Podem ser classificados por aspectos formais ( linguagem e estética) e o mais moderno, por aspectos funcionais, e não se esquecendo também que os gêneros podem estar ligados aos diversos tipos de suportes e com uma gama de finalidades sociocomunicativas.

domingo, 10 de maio de 2009

2º ENCONTRO GESTAR II 2009 EM CATAGUASES

Professores analisando o material do Gestar II...Professores desenvolvendo as atividades conforme professor orientador...
Professores " trabalhando " nas atividades do GESTAR II
Desenvolvendo atividades... estes são professores que realmente levam a sério o ensino...

Oficina de Tipos de Texto... estes professores deram " show " nas atividades...

Parabéns professores... é um prazer enorme trabalhar com vocês...




GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS DE TEXTO

TIPOS OU GÊNEROS TEXTUAS? EIS A QUESTÃO!


Percebemos, ainda hoje, que há um grande problema quando nos deparamos com textos e precisamos caracterizá-los como tipo de texto ou gênero textual. Realmente, em nossa correria, isso é muito comum de acontecer.
E para piorar ainda mais essa situação, infelizmente, a diferenciação não é adequadamente apresentada para os alunos. Vamos exemplificar:

( 1 ) “ Vende-se bicicleta seminova, pneus novos, totalmente equipada.Tratar com (fulana) – 3421 6740”

Isso é um tipo de texto ou é um gênero textual ?

Segundo “ L.A. Marchuschi ”* convencionou-se chamar de tipo de texto uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística, isto, é, um texto baseado em aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais e relações lógicas. Enfim, textos que já apresentam estruturas padrões, como por exemplo - um texto narrativo do século XV, não se difere muito de um texto narrativo do século XXI, logicamente respeitando-se características lexicais e os modismos de cada época.
Outra argumentação interessante vem de Ingedore V Koch e Luiz C Travaglia ** ao dizer que um texto é entendido como uma unidade lingüística concreta e que preenche uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente da sua extensão, e daí, podemos tirar a conclusão que é perceptível as características padrões dos tipos de textos, sendo eles o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o argumentativo, o injuntivo e o expositivo.
Já os gêneros textuais são vagas noções para se referir aos textos materializados que encontramos em nossa vida e que, o mais importante, apresentam características sócio-comunicativas. Além do mais, como será discutido adiante, os gêneros textuais surgem de acordo com a necessidade da sociedade e com o objetivo individual do autor.
Sendo assim, convenciona-se em ( 1 ) com um gênero textual, o gênero classificado, pois além de transmitir uma informação gráfica, ele ( 1 ) apresenta realizações concretas por propriedades sócio-comunicativas, como também constitui uma “ certa “ função em determinada comunicação, neste caso, classificados de jornais ou revistas.
Não se aprofundando na diferenciação entre tipo textual e gênero textual, na qual é instigante e merece uma pesquisa mais aprimorada, vamos apenas comentar, neste momento, sobre gêneros textuais e algumas de suas particularidades.
Os gêneros textuais, segundo L A Machuschi, são fenômenos históricos vinculados à vida cultural e social, sendo assim, eles surgirão de acordo com as necessidades da sociedade, isto é, os gêneros textuais se multiplicam conforme as novas tendências tecnológicas que surgem, e assim, consecutivamente também surgirão novas modalidades de escrita.
Então poderíamos questionar: em cada novo texto surgirá um novo gênero textual?
Acredito que não, pois existem certo padrões de gêneros, sejam eles na estética, no léxico e até mesmo no objetivo do autor, que caracterizam os gêneros já existentes, pois caso contrário, a cada momento teríamos uma nova classificação de gêneros textuais, já imaginaram a infinidade de classificações que teríamos?
Para exemplificar, em (1), temos o gênero classificado que será nomeado como gênero classificado em todas as situações que surgir a necessidade de se vender ou comprar algum material.
Por outro lado, grandes pesquisadores como L A Marchuschi, Ingedore V Koch nos apresentam os “ inter-gêneros”, isto é um gênero exercendo a função de outro gênero.
Para exemplificar essa argumentação basta apresentar um gênero poético com a função de fornecer uma receita de bolo, como será visto em (2):.

(2)

Faça um bolo com amor,
Ponha na tigela ½ kg de farinha de trigo,
Acrescente 2 ovos com margarina primor
Açúcar, sal ao seu gosto, e não esqueça do acrescentar o figo,
Para um toque de sofisticação o bolo ter...
( anônimo)

Um outro argumento bem aceitável, é a heterogeneidade tipológica, isto é, um gênero textual que apresente ao mesmo tempo vários de tipos de textos. E neste caso, a diferença entre tipos de texto e gêneros textuais é muito mais visível. Veja em ( 3 ):

(3)

Bilhete enviado ao colega de classe, sendo que eram irmãos:


E aí, beleza?
Como foi o beijo ontem?
Você chegou de mansinho, foi chegando, chegando e agarrou de vez ou foi logo de cara?
Aproveite, beijar é realmente muito bom!!!
Depois você me dá os detalhes...”
(anônimo)

Embora este texto tenha sido adaptado para este propósito, neste caso gêneros textuais”, percebemos aqui nitidamente o gênero bilhete e nele, algumas características de tipos de textos, como o injuntivo na primeira linha, o narrativo da segunda linha até a quarta e até o argumentativo na quinta linha.
Fica claro em ( 3 ), que se trabalharmos com modelos de textos adequados, podemos tranquilamente diferenciar o que é tipo de texto e o que é gênero textual, pois verificamos a presença de algumas características textuais e um único gênero.
Portanto, por que sempre procuramos as respostas através da dificuldade? Sabendo-se que a simplicidade ainda é o melhor caminho!!!!



* L. A. Marcuschi – Gêneros textuais: Constituição e Práticas sociodiscursivas
** Ingedore V. Koch – A coerência textual