Apesar de todas as dificuldades que a leitura nos apresenta, seja no enfoque lingüístico ou semântico, ela surgiu em minha vida praticamente com a música.
Sim, a música trouxe-me o interesse à arte da leitura, simplesmente, a música e um grande personagem em minha vida, meu pai.
Meu pai por apresentar-me a musica, e a música por apresentar-me a leitura.
O simples fasto de observar meu pai cantando as músicas sem nenhum erro, e às vezes, dizia-me: “- Escute esta parte!”, eu ficava abismado. Como ele podia fazer isto? Cantava simplesmente, cantava.
Certa vez, com todo o respeito eu tinha por ele, perguntei-lhe: “- Como o senhor faz isto? Cantar essa musica sem ter nada nas mãos."
E aí, ele apresentou-me a magia, o suporte. Este suporte era o encarte dos antigos LP´s que traziam as letras das músicas, e ele simplesmente as lia, e memorizava palavras, refrões e acompanhava os músicos.
Ao ver-me diante de um suporte com várias letras e palavras todas misturadas, aprendi com ele, meu pai, a agrupá-las formando frases, versos e posteriormente sentidos.
E a partir daí, o progresso da leitura chegou-me com mais facilidade. Do encarte de LP´s, para as notícias dos jornais. Dos jornais, às crônicas, das crônicas aos contos. Da poesia cheguei às narrativas, descrições, dissertações, romances.
Esse simples gesto, tento passar aos meus alunos, para que iniciem o gosto pela leitura não com textos obrigatórios, mas sim aqueles que estimularão à pesquisa, e que consigam ao aprimoramento do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário