OLÁ ,TUDO BEM? SEJA...





Obrigado pela visita!!

Quem sou eu

Minha foto
Sou professor das redes municipal e particular. Já venho trabalhando com Língua Portuguesa e Língua Inglesa Há 10 anos... Pouco tempo de experiência... mas muita dedicação

Seguidores

Other language!!!

Halloween - Aracati 2012

Halloween - Aracati 2012
Congratulations, It´s very, very good!

Halloween - Aracati/2012

Halloween - Aracati/2012
Great teachers!!!

English Project - Olympics Games London 2012

English Project - Olympics Games London 2012
Alunos de Aracati / MG - 6º ao 9 º ano

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012
Foi um trabalho excelente!!! Congratulations Classes !!! It Was Fantastic!!!

Ayrton Sennha - depoimento de nosso verdadeiro herói!!!!

Trabalhando com a Tipologia Textual - ETFG - Sebrae - CATAGUASES/MG - março/ 2010

Injuntivo?
Preditivo?
Argumentativo?
Expositivo?
Informativo?
Descritivo?
Narrativo?
Dissertativo?

É cada vez mais interessante o ensino de Língua Portuguesa, e ainda mais quando se trata de Tipologia Textual.
A Tipologia Textual busca informar ao leitor o que está por "dentro" dos textos, algumas estrutura próprias e a própria organização de ideias, enfim, a apresentação dos textos!

Alguns são mais conhecidos como a dissertação, típica de vestibular; a narrativa, que nada mais é do que contar uma história ou estória; a descrição, que apresenta detalhes físicos ou psicológicos. Mas, além dessas tipos de texto, temos agora o tipo preditivo, que é muito comum em textos de horóscopo e que apresenta algumas previsões; o tipo injuntivo, que tem como característica principal a instrução de como fazer algo parqa chegar a um objetivo; o tipo argumentativo, que busca persuadir o leitor, o tipo informativo, que se baseia em informações mais precisas sobre assuntos diretamente ligados ao mundo, como por exemplo: o que é um fucarão; o tipo expositivo, muito parececido com o descritivo, mas com objetivos diferentes. Além desses, há ainda o diálogo.

Lógicamente alguns dos tipos textuais acima ainda vão sofrer algumas mudanças nas características, pois alguns ainda estão em estudos. Mas de qualquer forma, precisamos cada vez mais aprimorarmos nossa leitura para que não tenhamos problemas na caracterização e na elaboração de textos.

Obrigado alunos, pelo excelente trabalho!!!

Prof. Rogério

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

A turma fez um ótimo trabalho!!!

A turma fez um ótimo trabalho!!!

Parabéns... muito legal!!!

Parabéns... muito legal!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Traballho muito bom!!!

Traballho muito bom!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Muito bem apresentado!!!

Muito bem apresentado!!!

Anjos da Guarda - Leci Brandão

EJA - Educação de Jovens e Adultos ligados na Copa do Mundo 2010 ( março 2010)

Os alunos da E M Prof Antônio Amaro iniciaram esta semana, 05/03/2010, o projeto " Copa do Mundo 2010".
Como esse evento é mundial, não poderíamos ficar de fora, e neste caso, a Língua Inglesa será utilizada.
Os alunos trabalharão com as cores, os países, localização geográfica, regras e produção de pequenos textos em Língua Inglesa.
Alunos confeccionarão cartazes e apresentarão aos demais alunos observando algumas características da Língua Inglesa.
Abaixo a turma do 2º Período trabalhando com cartazes, réguas, esquadros.
Desde já agradeço a participação de todos.
Esse Projeto terá a culminância em meados de maio de 2010!

Um abraço a todos.

Prof. Rogério


EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro

EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro
Alunas muito aplicadas!!!

Os alunos bem interessados!!!

Os alunos bem interessados!!!
A turma levando a sério!!!

... parecem felizes, não!!!

... parecem felizes, não!!!
... além de tudo... muito simpáticas!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!
cooperação, muito bom!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!
um verdadeiro trabalho em equipe!!!

Imagens: iIusões de ótica ... fantástico!!!! vale a pena conferir

Novo Dicionário da Língua Portuguesa ( muito legal)

Pracas do brazil e nosso querido Hino ! É triste... mas é a pura verdade!

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Noosa querida formadora ERLA

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Eu, Rogério, e o professor Wilmar

domingo, 18 de outubro de 2009

11º e 12º Encontros Gestar

Por motivos profissionais, este encontro durou 8 horas... Cansativo mas muito proveitoso!!!
Mais uma vez reunimos os cursistas de Matemática e de Língua Portuguesa... que por sinal está excelente! Sendo assim...iniciamos os trabalhos com alguns vídeos que apresentavam momentos de reflexão, tais como " O papel do Professor" e o excelente " A ponte e o trem".
Após alguns comentários sobre os vídeos, os cursistas de Matemática se retiraram para a devida sala e a TP6 foi novamente analisada.
Uma revisão dos tipos de argumentos foi feita... e como foi interessante perceber a importância disso... pois tivemos a oportunidade de verificarmos o poder de persuasão de certos argumentos, como por exemplo o de autoridade. Mas, verificamos que o argumento por exemplos e o de lógica podem gerar alguns problemas de veracidade. Portanto trabalhamos com as Falácias... argumentos que podem não gerar tanta credibilidade ao leitor, portanto, devemos ter cuidado com eles.
Várias atividades fora feitas e com muito sucesso.
Analisamos também o processo de elaboração de textos bem como a própria revisão dos mesmos, respeitando, logicamente, algumas características de uma boa revisão textual. Como por exemplo: " esse texto corresponde meus objetivos?", " Eu mesmo consigo compreender o que escrevi?", entre outras.
Também na TP6, fizemos um excelente debate sobre a escolha de livros literários para crianças, jovens e adultos. Percebemos, infelizmente, que ainda o brasileiro, mesmo tendo em mãos ótimos livros, não são bons leitores comparando-os com europeus e norte-americanos. Nossos jovens ainda valorizam "best-sellers" estrangeiros do que literatura brasileira ou portuguesa. Será que conseguiremos mudar isso? Difícil, trabalhoso, mas não impossível... dependerá exclusivamente na escolha de bons livros para os devidos leitores, pois do que adianta pedir uma leitura de "Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis" para uma turma que ainda não tenha conhecimento , adequação de contexto histórico e até mesmo de vocabulário.Adiantaria? Logicamente que não... Portanto, é necessário pesquisa, é necessário um conhecimento prévio de autores e alunos na escolha de um bom livro para nossos leitores e que realmente vá surgir um efeito positivo. Quem sabe em novos leitores?
Após debates sobre esse assunto, iniciamos um conteúdo fantástico... As variações linguísticas apresentadas pela TP1. Esse conteúdo é fascinante. Como podemos ter em uma única língua, inúmeros dialetos e idioletos... mas esse aprofundamento sobre as variantes linguísticas ficará para o nosso próximo encontro... por enquanto apenas alguns comentários superficiais sobre isso.
Terminamos nosso encontro com o desenho de Walty Disney " Ben e eu" que valoriza a produção de textos, a reportagem e o mais interessante a confecção de um jornal no século 19. Muito bom!!!
No mais, agradeço a nossos cursistas pelo excelente desempenho e pelo magnífico interesse de aprendizagem... percebo que certamente plantaremos sementes... e olha... estas sementes darão resultado... como dizem por aí... "Pode crer" que vai dar certo!
Um abraço aos leitores deste blog e muito obrigado!!!!

2 comentários:

  1. É isso aí Rogério! Estamos concluindo um grande Projeto: Sucesso pra você e todos os professores cursistas de sua cidade. Parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir