OLÁ ,TUDO BEM? SEJA...





Obrigado pela visita!!

Quem sou eu

Minha foto
Sou professor das redes municipal e particular. Já venho trabalhando com Língua Portuguesa e Língua Inglesa Há 10 anos... Pouco tempo de experiência... mas muita dedicação

Seguidores

Other language!!!

Halloween - Aracati 2012

Halloween - Aracati 2012
Congratulations, It´s very, very good!

Halloween - Aracati/2012

Halloween - Aracati/2012
Great teachers!!!

English Project - Olympics Games London 2012

English Project - Olympics Games London 2012
Alunos de Aracati / MG - 6º ao 9 º ano

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012
Foi um trabalho excelente!!! Congratulations Classes !!! It Was Fantastic!!!

Ayrton Sennha - depoimento de nosso verdadeiro herói!!!!

Trabalhando com a Tipologia Textual - ETFG - Sebrae - CATAGUASES/MG - março/ 2010

Injuntivo?
Preditivo?
Argumentativo?
Expositivo?
Informativo?
Descritivo?
Narrativo?
Dissertativo?

É cada vez mais interessante o ensino de Língua Portuguesa, e ainda mais quando se trata de Tipologia Textual.
A Tipologia Textual busca informar ao leitor o que está por "dentro" dos textos, algumas estrutura próprias e a própria organização de ideias, enfim, a apresentação dos textos!

Alguns são mais conhecidos como a dissertação, típica de vestibular; a narrativa, que nada mais é do que contar uma história ou estória; a descrição, que apresenta detalhes físicos ou psicológicos. Mas, além dessas tipos de texto, temos agora o tipo preditivo, que é muito comum em textos de horóscopo e que apresenta algumas previsões; o tipo injuntivo, que tem como característica principal a instrução de como fazer algo parqa chegar a um objetivo; o tipo argumentativo, que busca persuadir o leitor, o tipo informativo, que se baseia em informações mais precisas sobre assuntos diretamente ligados ao mundo, como por exemplo: o que é um fucarão; o tipo expositivo, muito parececido com o descritivo, mas com objetivos diferentes. Além desses, há ainda o diálogo.

Lógicamente alguns dos tipos textuais acima ainda vão sofrer algumas mudanças nas características, pois alguns ainda estão em estudos. Mas de qualquer forma, precisamos cada vez mais aprimorarmos nossa leitura para que não tenhamos problemas na caracterização e na elaboração de textos.

Obrigado alunos, pelo excelente trabalho!!!

Prof. Rogério

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

A turma fez um ótimo trabalho!!!

A turma fez um ótimo trabalho!!!

Parabéns... muito legal!!!

Parabéns... muito legal!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Traballho muito bom!!!

Traballho muito bom!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Muito bem apresentado!!!

Muito bem apresentado!!!

Anjos da Guarda - Leci Brandão

EJA - Educação de Jovens e Adultos ligados na Copa do Mundo 2010 ( março 2010)

Os alunos da E M Prof Antônio Amaro iniciaram esta semana, 05/03/2010, o projeto " Copa do Mundo 2010".
Como esse evento é mundial, não poderíamos ficar de fora, e neste caso, a Língua Inglesa será utilizada.
Os alunos trabalharão com as cores, os países, localização geográfica, regras e produção de pequenos textos em Língua Inglesa.
Alunos confeccionarão cartazes e apresentarão aos demais alunos observando algumas características da Língua Inglesa.
Abaixo a turma do 2º Período trabalhando com cartazes, réguas, esquadros.
Desde já agradeço a participação de todos.
Esse Projeto terá a culminância em meados de maio de 2010!

Um abraço a todos.

Prof. Rogério


EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro

EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro
Alunas muito aplicadas!!!

Os alunos bem interessados!!!

Os alunos bem interessados!!!
A turma levando a sério!!!

... parecem felizes, não!!!

... parecem felizes, não!!!
... além de tudo... muito simpáticas!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!
cooperação, muito bom!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!
um verdadeiro trabalho em equipe!!!

Imagens: iIusões de ótica ... fantástico!!!! vale a pena conferir

Novo Dicionário da Língua Portuguesa ( muito legal)

Pracas do brazil e nosso querido Hino ! É triste... mas é a pura verdade!

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Noosa querida formadora ERLA

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Eu, Rogério, e o professor Wilmar

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

15º e 16º Encontros Gestar II

Como é maravilhosos trabalhar com o GESTAR II, e não é demagogia!
Neste encontro, mais uma vez de oito horas, analisamos a TP1.
Antes de iniciar os trabalhos, levei para os cursistas alguns tipos de gramáticas ( descritiva, normativa e histórica, algumas variedades de gramáticas normativas e apostilas de Língua Portuguesa. Analisamos alguns conteúdos específicos, como pronomes, advérbios e concordância, e verificamos que há algumas divergências de conteúdos entre as gramáticas, divergências entre nomenclaturas e principalmente na metodologia de ensino. Ficamos surpresos com a quantidade de diferenças e assim, tomamos consciência do papel do professor: sempre analisar os tipos e variedades de gramáticas que possuímos para que possamos levar aos nossos alunos as curiosidades de nossa tão bela Língua. Foi um trabalho muito proveitoso.
Logo após esse trabalho, fomos diretamente à TP1.
Analisamos detalhadamente os tipos de gramáticas, que mais uma vez nos deixou surpresos e cada vez mais interessados sobre a nossa riquíssima língua.
Várias atividades foram feitas, oralmente e escrita. Muito bom o trabalho.
Analisamos também a frase e suas organizações, muito interessante este debate, pois algumas novidades surgiram na metodologia de ensino sobre este conteúdo.
Analisamos também o valor e o poder da arte, seja ela, na literatura, nar arquitetura, na pintura e na escultura. Desculpe-me pelos " nas", mas acredito na repetição para enfatizar a importância delas.
E já para o final, o mais esperado. As figuras de linguagem,isto é, os elementos sonoros, sintáticos e linguísticos. Este debate foi muito bom... Várias atividades foram feitas e devidamente analisadas pelos cursisitas. Acredito que esta TP tenha sido muito bem trabalhada, pois são assuntos de extrema importância para os Professores de Língua Portuguesa.
Bem, estamos quase chegando ao fim de nosso curso... algo muito cansativo, mas muito proveitoso!!!!

4 comentários:

  1. Postei no meu blog dê uma passadinha por lá... assim que puder acabo de postar tudo. Aprendi muito com você,esse Gestar será inesquecível !!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Alessandra... são vocês que tornaram este curso possível e extramente cultural... um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Já acertei a configuração do meu blog. Sentirei saudades dos encontros,valeu a pena !!!

    ResponderExcluir