OLÁ ,TUDO BEM? SEJA...





Obrigado pela visita!!

Quem sou eu

Minha foto
Sou professor das redes municipal e particular. Já venho trabalhando com Língua Portuguesa e Língua Inglesa Há 10 anos... Pouco tempo de experiência... mas muita dedicação

Seguidores

Other language!!!

Halloween - Aracati 2012

Halloween - Aracati 2012
Congratulations, It´s very, very good!

Halloween - Aracati/2012

Halloween - Aracati/2012
Great teachers!!!

English Project - Olympics Games London 2012

English Project - Olympics Games London 2012
Alunos de Aracati / MG - 6º ao 9 º ano

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012
Foi um trabalho excelente!!! Congratulations Classes !!! It Was Fantastic!!!

Ayrton Sennha - depoimento de nosso verdadeiro herói!!!!

Trabalhando com a Tipologia Textual - ETFG - Sebrae - CATAGUASES/MG - março/ 2010

Injuntivo?
Preditivo?
Argumentativo?
Expositivo?
Informativo?
Descritivo?
Narrativo?
Dissertativo?

É cada vez mais interessante o ensino de Língua Portuguesa, e ainda mais quando se trata de Tipologia Textual.
A Tipologia Textual busca informar ao leitor o que está por "dentro" dos textos, algumas estrutura próprias e a própria organização de ideias, enfim, a apresentação dos textos!

Alguns são mais conhecidos como a dissertação, típica de vestibular; a narrativa, que nada mais é do que contar uma história ou estória; a descrição, que apresenta detalhes físicos ou psicológicos. Mas, além dessas tipos de texto, temos agora o tipo preditivo, que é muito comum em textos de horóscopo e que apresenta algumas previsões; o tipo injuntivo, que tem como característica principal a instrução de como fazer algo parqa chegar a um objetivo; o tipo argumentativo, que busca persuadir o leitor, o tipo informativo, que se baseia em informações mais precisas sobre assuntos diretamente ligados ao mundo, como por exemplo: o que é um fucarão; o tipo expositivo, muito parececido com o descritivo, mas com objetivos diferentes. Além desses, há ainda o diálogo.

Lógicamente alguns dos tipos textuais acima ainda vão sofrer algumas mudanças nas características, pois alguns ainda estão em estudos. Mas de qualquer forma, precisamos cada vez mais aprimorarmos nossa leitura para que não tenhamos problemas na caracterização e na elaboração de textos.

Obrigado alunos, pelo excelente trabalho!!!

Prof. Rogério

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

A turma fez um ótimo trabalho!!!

A turma fez um ótimo trabalho!!!

Parabéns... muito legal!!!

Parabéns... muito legal!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Traballho muito bom!!!

Traballho muito bom!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Muito bem apresentado!!!

Muito bem apresentado!!!

Anjos da Guarda - Leci Brandão

EJA - Educação de Jovens e Adultos ligados na Copa do Mundo 2010 ( março 2010)

Os alunos da E M Prof Antônio Amaro iniciaram esta semana, 05/03/2010, o projeto " Copa do Mundo 2010".
Como esse evento é mundial, não poderíamos ficar de fora, e neste caso, a Língua Inglesa será utilizada.
Os alunos trabalharão com as cores, os países, localização geográfica, regras e produção de pequenos textos em Língua Inglesa.
Alunos confeccionarão cartazes e apresentarão aos demais alunos observando algumas características da Língua Inglesa.
Abaixo a turma do 2º Período trabalhando com cartazes, réguas, esquadros.
Desde já agradeço a participação de todos.
Esse Projeto terá a culminância em meados de maio de 2010!

Um abraço a todos.

Prof. Rogério


EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro

EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro
Alunas muito aplicadas!!!

Os alunos bem interessados!!!

Os alunos bem interessados!!!
A turma levando a sério!!!

... parecem felizes, não!!!

... parecem felizes, não!!!
... além de tudo... muito simpáticas!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!
cooperação, muito bom!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!
um verdadeiro trabalho em equipe!!!

Imagens: iIusões de ótica ... fantástico!!!! vale a pena conferir

Novo Dicionário da Língua Portuguesa ( muito legal)

Pracas do brazil e nosso querido Hino ! É triste... mas é a pura verdade!

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Noosa querida formadora ERLA

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Eu, Rogério, e o professor Wilmar

domingo, 5 de abril de 2009

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DE TRABALHO ( ATIVIDADES SOCIAIS)

TODOS NÓS EXERCEMOS DIVERSAS ATIVIDADES NO GRUPO SOCIAL A QUE PERTENCEMOS. ( Gestar II – 2009 – tp3 – pág.18)

Sendo, de acordo com Ruth Rocha:

Atividade: s.f. – Qualidade de ativo; que age; diligente; próprio para agir ou fazer agir; (...),

percebemos que todos, em uma sociedade seja ela capitalista ou socialista – e outras “ istas”, exercem atividades físicas ou mentais.
Infelizmente, existem algumas atividades * que são muito bem aceitas pela sociedade e outras não têm o devido valor para ela.
Isto se deve pelo grau de instrução, ou simplesmente pela própria nomenclatura que são dadas a alguma atividades.
Mas esquecemos que todas as atividades são importantes para um desenvolvimento social, sejam “carregadores” de mercadorias, “ limpadores” de ruas, “conhecedores” de saúde, “ articuladores “ educacionais e até mesmo “ enganadores” sócio-políticos.
Sendo assim, não devemos menosprezar certas atividades, mas sim analisar qual a funcionabilidade delas e, quando chegarmos nesse patamar social, certamente teremos uma sociedade democrática e justa, isto é, uma sociedade ativa para todos.


1) Quais das suas atividades são normalmente consideradas trabalho no sentido estrito?

Basicamente, são aquelas quando estou presente diante de chefes, supervisores, diretores, pois para eles, somente atividades supervisionadas são consideradas atividades... (incrível não..., os trabalhos de pesquisa e elaboração de documentos em outros locais, não são considerados atividades... que pena não!)

2) Quais atividades você considera como lazer, embora representem uma “ aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim”?

São muitas, mas em minha área - a educação - percebo que todas as pesquisas, leituras, elaboração de documentos são benéficas para meus objetivos, sendo um deles, a transmissão de conhecimentos e experiências para meus alunos.

3) Que tipos de trabalho são mais valorizados em sua comunidade ?

Bom... é bem difícil esta análise, mas atividades ligadas às leis jurídicas, à medicina e às políticas são muito, mas muito valorizadas em minha comunidade, pois para ela, a nomenclatura destas profissões, o terno e a gravata e a cor branca ainda chamam atenção. Não estão tão errados, pois realmente devem ser valorizadas, mas a sociedade se esquece que não podemos viver com lixos nas ruas e sem o conhecimento que adquirimos nas escolas.

4) Que tipos de trabalho são menos valorizados em sua comunidade?

São aquelas atividades nas quais você não usa terno e gravata e a cor branca... Atividades que se sujam com cimento, com graxa, com giz , que defendem a sociedade... enfim, atividades nas quais a sociedade se esquece que por traz de cada atividade há um contínua busca de conhecimento, e prazer em exercê-la.

5) Há alguma relação entre essa valorização e a cultura escrita?

Talvez, pois as mais valorizadas, em certas ocasiões, são sabem se comunicar através da escrita, falam muito bem - chegam até nos convencer – mas na hora da escrita... ( meu Deus), cada “ coisa “ que surge! Mas há um princípio lógico, se você escreve bem, logicamente você tem o poder de convencer as pessoas na fala.

E assim podemos perceber que a cultura escrita pode realmente valorizar qualquer atividade, contanto que sempre almeje o bem o comum de toda a sociedade.


* Atividades: Tive a opção por não nomear as atividades, pois estas nomenclaturas poderiam não ser bem aceitas pelos leitores.

4 comentários:

  1. Muito bom, Rogério!
    Vale levantarmos uma questão que acho, geraria um ótimo debate com todos: "Há um princípio lógico, se você escreve bem, logicamente você tem o poder de convencer as pessoas na fala"
    Que tal levarmos isso para o nosso email coletivo e discutir com os outros lá?!
    Gostei disso e gostaria de aprofundar a questão.O que acha?
    Um abraço,
    Erla

    ResponderExcluir
  2. Certamente, Erla... sempre comentei com meus alunos que o poder da persuasão começa primeiramente com a arte de escrever... pois como você disse... se escrevemos bem, lógicamente falamos melhor ainda... um exemplo na literatura ... o nosso querido Padre Vieira... na minha opinião... ele conseguia convercer até "seres inanimados"...

    ResponderExcluir
  3. Rogério,
    Finalmente consegui achar seu blog!Adorei as atividades e gostaria que vc desse uma olhada no meu blog para ver se está tudo ok.Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Ok ... Luciana... já dei uma olhada e está ótimo... vamos manter contato

    ResponderExcluir