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Sou professor das redes municipal e particular. Já venho trabalhando com Língua Portuguesa e Língua Inglesa Há 10 anos... Pouco tempo de experiência... mas muita dedicação

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Halloween - Aracati 2012

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Congratulations, It´s very, very good!

Halloween - Aracati/2012

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Great teachers!!!

English Project - Olympics Games London 2012

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Alunos de Aracati / MG - 6º ao 9 º ano

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012
Foi um trabalho excelente!!! Congratulations Classes !!! It Was Fantastic!!!

Ayrton Sennha - depoimento de nosso verdadeiro herói!!!!

Trabalhando com a Tipologia Textual - ETFG - Sebrae - CATAGUASES/MG - março/ 2010

Injuntivo?
Preditivo?
Argumentativo?
Expositivo?
Informativo?
Descritivo?
Narrativo?
Dissertativo?

É cada vez mais interessante o ensino de Língua Portuguesa, e ainda mais quando se trata de Tipologia Textual.
A Tipologia Textual busca informar ao leitor o que está por "dentro" dos textos, algumas estrutura próprias e a própria organização de ideias, enfim, a apresentação dos textos!

Alguns são mais conhecidos como a dissertação, típica de vestibular; a narrativa, que nada mais é do que contar uma história ou estória; a descrição, que apresenta detalhes físicos ou psicológicos. Mas, além dessas tipos de texto, temos agora o tipo preditivo, que é muito comum em textos de horóscopo e que apresenta algumas previsões; o tipo injuntivo, que tem como característica principal a instrução de como fazer algo parqa chegar a um objetivo; o tipo argumentativo, que busca persuadir o leitor, o tipo informativo, que se baseia em informações mais precisas sobre assuntos diretamente ligados ao mundo, como por exemplo: o que é um fucarão; o tipo expositivo, muito parececido com o descritivo, mas com objetivos diferentes. Além desses, há ainda o diálogo.

Lógicamente alguns dos tipos textuais acima ainda vão sofrer algumas mudanças nas características, pois alguns ainda estão em estudos. Mas de qualquer forma, precisamos cada vez mais aprimorarmos nossa leitura para que não tenhamos problemas na caracterização e na elaboração de textos.

Obrigado alunos, pelo excelente trabalho!!!

Prof. Rogério

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

A turma fez um ótimo trabalho!!!

A turma fez um ótimo trabalho!!!

Parabéns... muito legal!!!

Parabéns... muito legal!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Traballho muito bom!!!

Traballho muito bom!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Muito bem apresentado!!!

Muito bem apresentado!!!

Anjos da Guarda - Leci Brandão

EJA - Educação de Jovens e Adultos ligados na Copa do Mundo 2010 ( março 2010)

Os alunos da E M Prof Antônio Amaro iniciaram esta semana, 05/03/2010, o projeto " Copa do Mundo 2010".
Como esse evento é mundial, não poderíamos ficar de fora, e neste caso, a Língua Inglesa será utilizada.
Os alunos trabalharão com as cores, os países, localização geográfica, regras e produção de pequenos textos em Língua Inglesa.
Alunos confeccionarão cartazes e apresentarão aos demais alunos observando algumas características da Língua Inglesa.
Abaixo a turma do 2º Período trabalhando com cartazes, réguas, esquadros.
Desde já agradeço a participação de todos.
Esse Projeto terá a culminância em meados de maio de 2010!

Um abraço a todos.

Prof. Rogério


EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro

EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro
Alunas muito aplicadas!!!

Os alunos bem interessados!!!

Os alunos bem interessados!!!
A turma levando a sério!!!

... parecem felizes, não!!!

... parecem felizes, não!!!
... além de tudo... muito simpáticas!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!
cooperação, muito bom!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!
um verdadeiro trabalho em equipe!!!

Imagens: iIusões de ótica ... fantástico!!!! vale a pena conferir

Novo Dicionário da Língua Portuguesa ( muito legal)

Pracas do brazil e nosso querido Hino ! É triste... mas é a pura verdade!

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Noosa querida formadora ERLA

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Eu, Rogério, e o professor Wilmar

quinta-feira, 2 de abril de 2009

RESENHA SOBRE O FILME :NARRADORES DE JAVÉ

NARRADORES DE JAVÉ, UM FILME SOBRE MEMÓRIA, HISTÓRIA E EXCLUSÃO

Direção : Eliane Caffé, 2004. Brasil

O sertão nordestino, a falta de conhecimento, a sutileza, as ironias e os momentos tragicômicos de Narradores de Javé são responsáveis pela temática do filme.
O longa metragem, dirigido por Eliane Caffé reúne elementos interessantes para discussão, além de vários prêmios recebidos pelo filme, apontam a qualidade com que os temas foram abordados. A trágica vida dos brasileiros do sertão nordestino; a falta de conhecimento que se relaciona com a História está presente: a História oral, a História oficial e a História científica, pois a literatura e o próprio cinema funcional como suportes para a História; a sutileza com que se tratam problemas sérios em nossa sociedade atual; as ironias dos momentos trágicos nos quais a população de Javé é vivida.
A narração, em terceira pessoa, é feita por Zaqueu, que tenta distrair viajantes num bar a beira de um rio. Percebe-se que Zaqueu não esteve presente no povoado e isso nos faz supor que a própria versão de é fruto de uma série de outras versões.
Basicamente, o filme trata de um povoado fictício (Javé), que esta prestes a ser inundado pra a construção de uma hidrelétrica. Para mudar esse rumo, os próprios moradores de Javé resolvem escrever a própria história do povoado e transformar o local em patrimônio histórico e assim ser preservado. O único adulto e alfabetizado de Javé, o funcionário do correio, Antonio Biá, e assim ele é incumbido de recuperar a história e transpor para o papel e transformar as memórias dos moradores em um documento histórico e salvador.
Vale a pena comentar que Antonio Biá fora expulso da cidade por inventar fofocas escritas dos moradores e por ironia, ele é escolhido para escrever o “ livro da Salvação”, conforme os próprios moradores chamavam este documento. E como Antonio tinha a qualidade de escritor “ inventador de histórias”, ele poderia escrever a história de Javé e salva-la do afogamento e também redimir-se dos moradores, pois Antonio vivia excluído do povoado em um lugarejo fora dos limites da cidade. E com essa capacidade, Antonio começa a escrever a história de Javé, reunindo pesquisas, relatos, selecionando-os e conectando-os de forma mais compreensível possível, pois Antonio era perfeito nisso, ele era um verdadeiro historiador que tinha a capacidade de aumentar as histórias.
Mas no decorrer da pesquisa, Antonio cai em uma enrascada, pois várias versões surgem dos heróis de Javé. Primeiramente surge a história de um bravo guerreiro, a figura de Indalêo, que se transfigura em um herói poderoso, bravo e até mesmo em um homem simples que tinha problemas de saúde. ( Não entraremos em detalhes neste problema , pois seria interessante assistir o filme e decifrar qual seria esse problema). Em outra versão, este herói seria Maria Dina, guerreira e audaciosa, provocando assim memórias incompatíveis e que seria impossível transformar a oralidade e um texto, principalmente um texto científico.
Num dos pontos mais interessantes do filme, é a versão de uma tribo, afastada do povoado, na qual relata este herói , como um herói negro, respeitando todas as tradições e culturas da tribo e narrada em um dialeto africano, demonstrando nesse aspecto também, visão dos excluídos do povoado.
Dessa forma, sinteticamente, todo o filme retrata uma disputa entre a história oficial e história oral dos narradores de Javé, isto é, a oralidade e a escrita.
Outro aspecto interessante é quando os moradores de Javé têm a oportunidade de serem filmados e relatarem a problemática do povoado ser inundado pela água, pois ali, naquele lugar, também estavam enterrados seus antepassados e seus filhos que haviam morrido e, sendo assim, não poderiam ficar embaixo d´água.
Mas apesar de todo o sacrifício da população e do árduo trabalho de Antonio, Javé é inundada, pois a variação da oralidade da história do povoado não se transfigura em um documento científico.
A narrativa de Narradores de Javé nos apresenta o intercâmbio entre o passado, o presente e o futuro na construção da História, pois só quando as pessoas do ex- povoado começara a trabalhar juntos em um único objetivo, aí então, a verdadeira história de Javé se inicia.
E mais uma vez a figura de Antônio Conselheiro é lembrado... “ e o sertão vai virar mar...”, talvez não pela a natureza, mas pelo próprio homem.

Um comentário:

  1. Rogério,
    Ótimo texto, você chamou minha atenção para detalhes que eu não havia percebido no filme, ainda.
    Parabéns pelo início dos trabalhos.
    Um abraço.
    Erla

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