segunda-feira, 13 de abril de 2009
TEXTO - Considerações e características
TP 3 - Unidade 9
Fazer comentários sobre Textos é realmente uma tarefa difícil, pois sempre haverá uma relação entre tipos de texto e gêneros textuais. Este será comentado posteriormente porque requer várias pesquisas, mas aquele acredito que é fundamental para qualquer profissional e para qualquer área.
Dos vários conceitos sobre a palavra Texto, o que me chama mais atenção é quando podemos caracterizá-lo como qualquer segmento de informação entre um emissor e um receptor.
Esta relação de informante e de recepção deve considerar o contexto que envolve a informação, o modo de interação entre eles ( emissor e receptor), a linguagem usada para esta comunicação, a objetividade do emissor e a capacidade de entendimento do receptor. Além disso, como é encontrado na maioria dos livros, o Texto basicamente pode ser oral ou escrito, literário ou não-literário e de qualquer tamanho, seja de pequenas palavras ou até mesmo romances. Mas vale a pena relembrar que o repasse de informação, seja qual for, é fundamental para existência de um Texto.
Atividade 3 – pág. 21
a) O que é o texto 2? Por quê?
Basicamente é uma receita culinária, isto é, um texto que tem a função de informar o modo de preparo de um “ espaguete com Brócolis e Tomate Seco”. Percebemos nele ( no texto ), a caracterização de um texto não-literário, pois tem como objetivo apresentar os ingredientes, o modo de preparo e o resultado concreto, isto é, este delicioso prato nomeado de espaguete com Brócolis e tomate seco.
Vale a pena comentar a estética textual deste texto, que além de palavras é apresentado uma figura ilustrativa do prato e também, o modo na qual os verbos foram apresentados, que na forma imperativa, não nos dá uma ordem, mas sim uma sugestão de como preparar esta receita.
b) O que é o texto 3? Por quê?
O texto 3, pela estética - o posicionamento das palavras em locais de destaque na figura ilustrativa, e também pela economia de palavras, podemos perceber que é um anúncio publicitário. Este texto é típico de jornais e revistas, pois a informação não está apenas presente no texto, mas também pela forte imagem que sugere ao leitor.
Percebemos ainda, que há uma importante causa neste texto, a apresentação do trabalho do GREENPEACE, órgão este que busca a valorização da vida – de um modo geral , e que procura convencer leitor da importância da preservação da natureza.
c) A resposta à pergunta do texto 3, “ Você não quer contar esta história para seus filhos, quer”?, basta ser sim ou não? Por quê? O que essa pergunta pretende do leitor?
Logicamente que não, pois não quero mostrar essa imagem de devastação da natureza para os meus filhos.
A criatividade do autor deste texto foi magnífica, pois ele buscou uma imagem importante para as crianças, neste caso – a chapeuzinho vermelho, e nessa história, vale a pena lembrar que havia uma imensa floresta, e na figura há apenas troncos de árvores que foram cortadas pelo desmatamento.
O autor tenta passar ao leitor, que se continuarmos a destruir a natureza, não haverá mais histórias para contar, pois não haverá animais, aves, frutos... não mais haverá a própria vida.
d) Por que as informações do texto 2 podem dispensar a imagem, mas a do texto 3, não?
Porque no texto 2 ( a receita ), o texto apresenta passo a passo como deve ser o modo de preparo do prato, bem como, os ingredientes que serão utilizados, e se você leitor, caso goste de macarrão, brócolis e tomate seco, não será a figura ilustrativa que irá chamar a sua atenção.
Já no texto 3 ( a chapeuzinho vermelho sem a floresta) , tratando-se da relação de texto e imagem, esta é crucial para que o leitor possa refletir que algum dia, em um futuro próximo, nós poderemos ficar sem a natureza, e sem ela, basicamente perdemos tudo, inclusive nossas próprias vidas.
e) Reflita sobre suas respostas e compare os três textos acima com outros semelhantes, que você já conhecia. São usadas as mesmas palavras e estruturas lingüísticas? O que você identificou de semelhante nos textos comparados, apesar de diferentes, que levou você a reconhecê-los como pertencentes a um mesmo grupo?
Percebemos que são realmente diferentes, as palavras, a estética , as estrutura lingüísticas, mas eles têm algo incomum, isto é, todos têm como objetivo repassar uma informação ao leitor, seja uma informação bibliográfica como o texto 1 ( Carlos Drummond de Andrade), uma informação de modos de preparo com o texto 2 ( macarrão com brócolis) ou uma informação de como poderá ser nosso futuro com os desmatamentos como o texto 3 ( a chapeuzinho vermelho ), e além disso, pode-se notar que, caso estes textos aparecerem em outros jornais ou revistas, eles serão semelhantes em tudo o que foi exposto acima, pois eles, respectivamente, pertencerão ao mesmo gênero textual.
Fazer comentários sobre Textos é realmente uma tarefa difícil, pois sempre haverá uma relação entre tipos de texto e gêneros textuais. Este será comentado posteriormente porque requer várias pesquisas, mas aquele acredito que é fundamental para qualquer profissional e para qualquer área.
Dos vários conceitos sobre a palavra Texto, o que me chama mais atenção é quando podemos caracterizá-lo como qualquer segmento de informação entre um emissor e um receptor.
Esta relação de informante e de recepção deve considerar o contexto que envolve a informação, o modo de interação entre eles ( emissor e receptor), a linguagem usada para esta comunicação, a objetividade do emissor e a capacidade de entendimento do receptor. Além disso, como é encontrado na maioria dos livros, o Texto basicamente pode ser oral ou escrito, literário ou não-literário e de qualquer tamanho, seja de pequenas palavras ou até mesmo romances. Mas vale a pena relembrar que o repasse de informação, seja qual for, é fundamental para existência de um Texto.
Atividade 3 – pág. 21
a) O que é o texto 2? Por quê?
Basicamente é uma receita culinária, isto é, um texto que tem a função de informar o modo de preparo de um “ espaguete com Brócolis e Tomate Seco”. Percebemos nele ( no texto ), a caracterização de um texto não-literário, pois tem como objetivo apresentar os ingredientes, o modo de preparo e o resultado concreto, isto é, este delicioso prato nomeado de espaguete com Brócolis e tomate seco.
Vale a pena comentar a estética textual deste texto, que além de palavras é apresentado uma figura ilustrativa do prato e também, o modo na qual os verbos foram apresentados, que na forma imperativa, não nos dá uma ordem, mas sim uma sugestão de como preparar esta receita.
b) O que é o texto 3? Por quê?
O texto 3, pela estética - o posicionamento das palavras em locais de destaque na figura ilustrativa, e também pela economia de palavras, podemos perceber que é um anúncio publicitário. Este texto é típico de jornais e revistas, pois a informação não está apenas presente no texto, mas também pela forte imagem que sugere ao leitor.
Percebemos ainda, que há uma importante causa neste texto, a apresentação do trabalho do GREENPEACE, órgão este que busca a valorização da vida – de um modo geral , e que procura convencer leitor da importância da preservação da natureza.
c) A resposta à pergunta do texto 3, “ Você não quer contar esta história para seus filhos, quer”?, basta ser sim ou não? Por quê? O que essa pergunta pretende do leitor?
Logicamente que não, pois não quero mostrar essa imagem de devastação da natureza para os meus filhos.
A criatividade do autor deste texto foi magnífica, pois ele buscou uma imagem importante para as crianças, neste caso – a chapeuzinho vermelho, e nessa história, vale a pena lembrar que havia uma imensa floresta, e na figura há apenas troncos de árvores que foram cortadas pelo desmatamento.
O autor tenta passar ao leitor, que se continuarmos a destruir a natureza, não haverá mais histórias para contar, pois não haverá animais, aves, frutos... não mais haverá a própria vida.
d) Por que as informações do texto 2 podem dispensar a imagem, mas a do texto 3, não?
Porque no texto 2 ( a receita ), o texto apresenta passo a passo como deve ser o modo de preparo do prato, bem como, os ingredientes que serão utilizados, e se você leitor, caso goste de macarrão, brócolis e tomate seco, não será a figura ilustrativa que irá chamar a sua atenção.
Já no texto 3 ( a chapeuzinho vermelho sem a floresta) , tratando-se da relação de texto e imagem, esta é crucial para que o leitor possa refletir que algum dia, em um futuro próximo, nós poderemos ficar sem a natureza, e sem ela, basicamente perdemos tudo, inclusive nossas próprias vidas.
e) Reflita sobre suas respostas e compare os três textos acima com outros semelhantes, que você já conhecia. São usadas as mesmas palavras e estruturas lingüísticas? O que você identificou de semelhante nos textos comparados, apesar de diferentes, que levou você a reconhecê-los como pertencentes a um mesmo grupo?
Percebemos que são realmente diferentes, as palavras, a estética , as estrutura lingüísticas, mas eles têm algo incomum, isto é, todos têm como objetivo repassar uma informação ao leitor, seja uma informação bibliográfica como o texto 1 ( Carlos Drummond de Andrade), uma informação de modos de preparo com o texto 2 ( macarrão com brócolis) ou uma informação de como poderá ser nosso futuro com os desmatamentos como o texto 3 ( a chapeuzinho vermelho ), e além disso, pode-se notar que, caso estes textos aparecerem em outros jornais ou revistas, eles serão semelhantes em tudo o que foi exposto acima, pois eles, respectivamente, pertencerão ao mesmo gênero textual.
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Olá, Prof. Rogério!
ResponderExcluirEstou aqui lhe fazendo uma visita e apreciando seu blog.
Parabéns e me faça uma visita também.
Abraço.
http://webgleu.blogspot.com/
Olá, Dona Gleucia... obrigado pela visita...Visitarei teu blog certamente.. Um forte abraço...
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