OLÁ ,TUDO BEM? SEJA...





Obrigado pela visita!!

Quem sou eu

Minha foto
Sou professor das redes municipal e particular. Já venho trabalhando com Língua Portuguesa e Língua Inglesa Há 10 anos... Pouco tempo de experiência... mas muita dedicação

Seguidores

Other language!!!

Halloween - Aracati 2012

Halloween - Aracati 2012
Congratulations, It´s very, very good!

Halloween - Aracati/2012

Halloween - Aracati/2012
Great teachers!!!

English Project - Olympics Games London 2012

English Project - Olympics Games London 2012
Alunos de Aracati / MG - 6º ao 9 º ano

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012
Foi um trabalho excelente!!! Congratulations Classes !!! It Was Fantastic!!!

Ayrton Sennha - depoimento de nosso verdadeiro herói!!!!

Trabalhando com a Tipologia Textual - ETFG - Sebrae - CATAGUASES/MG - março/ 2010

Injuntivo?
Preditivo?
Argumentativo?
Expositivo?
Informativo?
Descritivo?
Narrativo?
Dissertativo?

É cada vez mais interessante o ensino de Língua Portuguesa, e ainda mais quando se trata de Tipologia Textual.
A Tipologia Textual busca informar ao leitor o que está por "dentro" dos textos, algumas estrutura próprias e a própria organização de ideias, enfim, a apresentação dos textos!

Alguns são mais conhecidos como a dissertação, típica de vestibular; a narrativa, que nada mais é do que contar uma história ou estória; a descrição, que apresenta detalhes físicos ou psicológicos. Mas, além dessas tipos de texto, temos agora o tipo preditivo, que é muito comum em textos de horóscopo e que apresenta algumas previsões; o tipo injuntivo, que tem como característica principal a instrução de como fazer algo parqa chegar a um objetivo; o tipo argumentativo, que busca persuadir o leitor, o tipo informativo, que se baseia em informações mais precisas sobre assuntos diretamente ligados ao mundo, como por exemplo: o que é um fucarão; o tipo expositivo, muito parececido com o descritivo, mas com objetivos diferentes. Além desses, há ainda o diálogo.

Lógicamente alguns dos tipos textuais acima ainda vão sofrer algumas mudanças nas características, pois alguns ainda estão em estudos. Mas de qualquer forma, precisamos cada vez mais aprimorarmos nossa leitura para que não tenhamos problemas na caracterização e na elaboração de textos.

Obrigado alunos, pelo excelente trabalho!!!

Prof. Rogério

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

A turma fez um ótimo trabalho!!!

A turma fez um ótimo trabalho!!!

Parabéns... muito legal!!!

Parabéns... muito legal!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Traballho muito bom!!!

Traballho muito bom!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Muito bem apresentado!!!

Muito bem apresentado!!!

Anjos da Guarda - Leci Brandão

EJA - Educação de Jovens e Adultos ligados na Copa do Mundo 2010 ( março 2010)

Os alunos da E M Prof Antônio Amaro iniciaram esta semana, 05/03/2010, o projeto " Copa do Mundo 2010".
Como esse evento é mundial, não poderíamos ficar de fora, e neste caso, a Língua Inglesa será utilizada.
Os alunos trabalharão com as cores, os países, localização geográfica, regras e produção de pequenos textos em Língua Inglesa.
Alunos confeccionarão cartazes e apresentarão aos demais alunos observando algumas características da Língua Inglesa.
Abaixo a turma do 2º Período trabalhando com cartazes, réguas, esquadros.
Desde já agradeço a participação de todos.
Esse Projeto terá a culminância em meados de maio de 2010!

Um abraço a todos.

Prof. Rogério


EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro

EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro
Alunas muito aplicadas!!!

Os alunos bem interessados!!!

Os alunos bem interessados!!!
A turma levando a sério!!!

... parecem felizes, não!!!

... parecem felizes, não!!!
... além de tudo... muito simpáticas!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!
cooperação, muito bom!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!
um verdadeiro trabalho em equipe!!!

Imagens: iIusões de ótica ... fantástico!!!! vale a pena conferir

Novo Dicionário da Língua Portuguesa ( muito legal)

Pracas do brazil e nosso querido Hino ! É triste... mas é a pura verdade!

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Noosa querida formadora ERLA

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Eu, Rogério, e o professor Wilmar

segunda-feira, 13 de abril de 2009

TEXTO - Considerações e características

TP 3 - Unidade 9


Fazer comentários sobre Textos é realmente uma tarefa difícil, pois sempre haverá uma relação entre tipos de texto e gêneros textuais. Este será comentado posteriormente porque requer várias pesquisas, mas aquele acredito que é fundamental para qualquer profissional e para qualquer área.
Dos vários conceitos sobre a palavra Texto, o que me chama mais atenção é quando podemos caracterizá-lo como qualquer segmento de informação entre um emissor e um receptor.
Esta relação de informante e de recepção deve considerar o contexto que envolve a informação, o modo de interação entre eles ( emissor e receptor), a linguagem usada para esta comunicação, a objetividade do emissor e a capacidade de entendimento do receptor. Além disso, como é encontrado na maioria dos livros, o Texto basicamente pode ser oral ou escrito, literário ou não-literário e de qualquer tamanho, seja de pequenas palavras ou até mesmo romances. Mas vale a pena relembrar que o repasse de informação, seja qual for, é fundamental para existência de um Texto.


Atividade 3 – pág. 21


a) O que é o texto 2? Por quê?


Basicamente é uma receita culinária, isto é, um texto que tem a função de informar o modo de preparo de um “ espaguete com Brócolis e Tomate Seco”. Percebemos nele ( no texto ), a caracterização de um texto não-literário, pois tem como objetivo apresentar os ingredientes, o modo de preparo e o resultado concreto, isto é, este delicioso prato nomeado de espaguete com Brócolis e tomate seco.
Vale a pena comentar a estética textual deste texto, que além de palavras é apresentado uma figura ilustrativa do prato e também, o modo na qual os verbos foram apresentados, que na forma imperativa, não nos dá uma ordem, mas sim uma sugestão de como preparar esta receita.


b) O que é o texto 3? Por quê?


O texto 3, pela estética - o posicionamento das palavras em locais de destaque na figura ilustrativa, e também pela economia de palavras, podemos perceber que é um anúncio publicitário. Este texto é típico de jornais e revistas, pois a informação não está apenas presente no texto, mas também pela forte imagem que sugere ao leitor.
Percebemos ainda, que há uma importante causa neste texto, a apresentação do trabalho do GREENPEACE, órgão este que busca a valorização da vida – de um modo geral , e que procura convencer leitor da importância da preservação da natureza.

c) A resposta à pergunta do texto 3, “ Você não quer contar esta história para seus filhos, quer”?, basta ser sim ou não? Por quê? O que essa pergunta pretende do leitor?

Logicamente que não, pois não quero mostrar essa imagem de devastação da natureza para os meus filhos.
A criatividade do autor deste texto foi magnífica, pois ele buscou uma imagem importante para as crianças, neste caso – a chapeuzinho vermelho, e nessa história, vale a pena lembrar que havia uma imensa floresta, e na figura há apenas troncos de árvores que foram cortadas pelo desmatamento.
O autor tenta passar ao leitor, que se continuarmos a destruir a natureza, não haverá mais histórias para contar, pois não haverá animais, aves, frutos... não mais haverá a própria vida.



d) Por que as informações do texto 2 podem dispensar a imagem, mas a do texto 3, não?

Porque no texto 2 ( a receita ), o texto apresenta passo a passo como deve ser o modo de preparo do prato, bem como, os ingredientes que serão utilizados, e se você leitor, caso goste de macarrão, brócolis e tomate seco, não será a figura ilustrativa que irá chamar a sua atenção.
Já no texto 3 ( a chapeuzinho vermelho sem a floresta) , tratando-se da relação de texto e imagem, esta é crucial para que o leitor possa refletir que algum dia, em um futuro próximo, nós poderemos ficar sem a natureza, e sem ela, basicamente perdemos tudo, inclusive nossas próprias vidas.


e) Reflita sobre suas respostas e compare os três textos acima com outros semelhantes, que você já conhecia. São usadas as mesmas palavras e estruturas lingüísticas? O que você identificou de semelhante nos textos comparados, apesar de diferentes, que levou você a reconhecê-los como pertencentes a um mesmo grupo?


Percebemos que são realmente diferentes, as palavras, a estética , as estrutura lingüísticas, mas eles têm algo incomum, isto é, todos têm como objetivo repassar uma informação ao leitor, seja uma informação bibliográfica como o texto 1 ( Carlos Drummond de Andrade), uma informação de modos de preparo com o texto 2 ( macarrão com brócolis) ou uma informação de como poderá ser nosso futuro com os desmatamentos como o texto 3 ( a chapeuzinho vermelho ), e além disso, pode-se notar que, caso estes textos aparecerem em outros jornais ou revistas, eles serão semelhantes em tudo o que foi exposto acima, pois eles, respectivamente, pertencerão ao mesmo gênero textual.

2 comentários:

  1. Olá, Prof. Rogério!
    Estou aqui lhe fazendo uma visita e apreciando seu blog.
    Parabéns e me faça uma visita também.
    Abraço.
    http://webgleu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dona Gleucia... obrigado pela visita...Visitarei teu blog certamente.. Um forte abraço...

    ResponderExcluir