OLÁ ,TUDO BEM? SEJA...





Obrigado pela visita!!

Quem sou eu

Minha foto
Sou professor das redes municipal e particular. Já venho trabalhando com Língua Portuguesa e Língua Inglesa Há 10 anos... Pouco tempo de experiência... mas muita dedicação

Seguidores

Other language!!!

Halloween - Aracati 2012

Halloween - Aracati 2012
Congratulations, It´s very, very good!

Halloween - Aracati/2012

Halloween - Aracati/2012
Great teachers!!!

English Project - Olympics Games London 2012

English Project - Olympics Games London 2012
Alunos de Aracati / MG - 6º ao 9 º ano

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012

Alunos de Cataguarino e Aracati - MG - Olympics Games London 2012
Foi um trabalho excelente!!! Congratulations Classes !!! It Was Fantastic!!!

Ayrton Sennha - depoimento de nosso verdadeiro herói!!!!

Trabalhando com a Tipologia Textual - ETFG - Sebrae - CATAGUASES/MG - março/ 2010

Injuntivo?
Preditivo?
Argumentativo?
Expositivo?
Informativo?
Descritivo?
Narrativo?
Dissertativo?

É cada vez mais interessante o ensino de Língua Portuguesa, e ainda mais quando se trata de Tipologia Textual.
A Tipologia Textual busca informar ao leitor o que está por "dentro" dos textos, algumas estrutura próprias e a própria organização de ideias, enfim, a apresentação dos textos!

Alguns são mais conhecidos como a dissertação, típica de vestibular; a narrativa, que nada mais é do que contar uma história ou estória; a descrição, que apresenta detalhes físicos ou psicológicos. Mas, além dessas tipos de texto, temos agora o tipo preditivo, que é muito comum em textos de horóscopo e que apresenta algumas previsões; o tipo injuntivo, que tem como característica principal a instrução de como fazer algo parqa chegar a um objetivo; o tipo argumentativo, que busca persuadir o leitor, o tipo informativo, que se baseia em informações mais precisas sobre assuntos diretamente ligados ao mundo, como por exemplo: o que é um fucarão; o tipo expositivo, muito parececido com o descritivo, mas com objetivos diferentes. Além desses, há ainda o diálogo.

Lógicamente alguns dos tipos textuais acima ainda vão sofrer algumas mudanças nas características, pois alguns ainda estão em estudos. Mas de qualquer forma, precisamos cada vez mais aprimorarmos nossa leitura para que não tenhamos problemas na caracterização e na elaboração de textos.

Obrigado alunos, pelo excelente trabalho!!!

Prof. Rogério

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

Alunos do 7º ano - apresentando trabalhos sobre a tipologia textual - março de 2010

A turma fez um ótimo trabalho!!!

A turma fez um ótimo trabalho!!!

Parabéns... muito legal!!!

Parabéns... muito legal!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Gostei muito dos trabalhos!!!

Traballho muito bom!!!

Traballho muito bom!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Solitária,mas muito competente!!!

Muito bem apresentado!!!

Muito bem apresentado!!!

Anjos da Guarda - Leci Brandão

EJA - Educação de Jovens e Adultos ligados na Copa do Mundo 2010 ( março 2010)

Os alunos da E M Prof Antônio Amaro iniciaram esta semana, 05/03/2010, o projeto " Copa do Mundo 2010".
Como esse evento é mundial, não poderíamos ficar de fora, e neste caso, a Língua Inglesa será utilizada.
Os alunos trabalharão com as cores, os países, localização geográfica, regras e produção de pequenos textos em Língua Inglesa.
Alunos confeccionarão cartazes e apresentarão aos demais alunos observando algumas características da Língua Inglesa.
Abaixo a turma do 2º Período trabalhando com cartazes, réguas, esquadros.
Desde já agradeço a participação de todos.
Esse Projeto terá a culminância em meados de maio de 2010!

Um abraço a todos.

Prof. Rogério


EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro

EJA - 2ºPerído - E M Prof. Antônio Amaro
Alunas muito aplicadas!!!

Os alunos bem interessados!!!

Os alunos bem interessados!!!
A turma levando a sério!!!

... parecem felizes, não!!!

... parecem felizes, não!!!
... além de tudo... muito simpáticas!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!

ótimo trabalho dos jovens!!!
cooperação, muito bom!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!

Muito bom, muito bom mesmo!!!
um verdadeiro trabalho em equipe!!!

Imagens: iIusões de ótica ... fantástico!!!! vale a pena conferir

Novo Dicionário da Língua Portuguesa ( muito legal)

Pracas do brazil e nosso querido Hino ! É triste... mas é a pura verdade!

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Noosa querida formadora ERLA

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG

Formatura Gestar II 2009 - Barbacena MG
Eu, Rogério, e o professor Wilmar

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Memorial Acadêmico Profissional!

Sim!!! Fiz a escolha certa.
Apesar de todas as dificuldades que temos no processo de comunicação, vale a pena comentar que esse processo engloba a interpretação, a elaboração de textos e, principalmente a Leitura.
Quando falamos a respeito de leitura, deixo aqui declaradamente um agradecimento a meu pai, pois foi ele que me incentivou a ler.
Ficava impressionado quando ele ( meu pai ) cantava as músicas sem acompanhar nenhum papel ( letra de música)... ficava imaginando como ele conseguia fazer isso?
Foi então que percebi, que sorrateiramente, ele lia alguns papeizinhos coloridos ( encartes de discos e cds ) e depois começava a cantar as músicas, que por sinal eram muito boas, Rock and Roll.
E por um descuido disse-me que não era mágico, não sabia as letras sempre, e que o encarte o ajudava a lembrar as músicas.
Foi nesse exato momento que percebi a importância da leitura e da produção de textos, mas a importância ainda estava somente na “importância” e não no carinho que tenho por elas agora.
Desde os saudosos dias que vivi em São Paulo - capital - praticamente trinta anos de minha vida, e que dos quais vinte anos dedicados exclusivamente em Administração e os nebulosos dias que vivi em Cataguases, Minas Gerais, fiz uma opção.
Iria fazer mais um curso superior, o curso de Letras, não porque gostava, mas era a única que me interessava, pois matemática já não me agradava mais.
E...
Quando...
No primeiro dia de aula... deparei-me com um poema que mudaria completamente a minha vida:

“ Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz, se segue a noite escura
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria. “

Ah... Gregório de Matos!!!!
Ah... Zezé Garcia, minha querida professora de Literatura. Foi a principal “ culpada “ da pessoa que sou hoje, e que nunca imaginei a ser. Usar adequadamente palavras em certas situações , criticar sem ofender, ensinar utilizando o prazer de ensinar, ser submisso e não se entregar.
Desde então, novas figuras surgiram em meu caminho: Olavo Bilac, Gonçalves Dias, Guimaraens Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, entre os inúmeros e mágicos artistas. A Poesia realmente entrava em minha vida para não sair mais, como até hoje, pois sou um grande apreciador de poemas.
Mas, foi me apresentado um mestre, o mestre dos mestres. Sim, logicamente, Machado de Assis.
E partir disso a poesia e a prosa não pararam em minha vida.
Comecei a analisar os textos com mais dedicação e senti que ainda precisava de mais conhecimentos.
Sim, também comecei a sentir que podia escreve-los, e a produção de textos invadiu minha mente e novos caminhos surgiram.
A pesquisa foi fundamental nessa época.
Aprimorei-me em Latim.
As estruturas de orações, até então aprendidas em escola, foram desustruradas por diversos poetas e comecei, enfim, entender o que poderia ser uma produção de textos.
E após terminar meu curso de Letras, em uma faculdade particular, decidi que continuaria a estudar, contudo, mas não mais a bela e mágica poesia, mas sim, a elaboração de textos, e assim, fiz um Pós-graduação em Língua Portuguesa, mais especificamente em Produção de Textos.
Nessa época, realmente aprendi os conceitos básicos da Língua Portuguesa, pois os conceitos mais específicos, somos nós que os recriamos.
E nessa recriação de conceitos, verifiquei que poderia repassar essa metodologia aos alunos, esse poder que temos, de recriar as coisas, e por que não recriarmos conceitos sobre a Língua Portuguesa?
Sucesso? Acredito que sim, pois sou sempre lembrado por alunos que passaram em universidades estaduais e federais. Lembro-me um garoto, que por sinal não gostava de Língua Portuguesa, conseguiu passar em primeiro lugar na EPCAR. Méritos ? Talvez, mas quero deixar bem claro que não sou um perito em produção de textos e nem quero ser, apenas quero repassar meus conhecimentos aos alunos, e que esses consigam obter a satisfação em aprender a Língua Portuguesa.
Não sou um leitor assíduo, talvez mais pesquisador, mas tenho uma queda por crônicas, contos e romances que valorizam o herói, seja Iracema, Macunaíma, Fernando Pessoa, Gregório de Matos, X-men, Iron Maidem...
Não, não é loucura!!!! Mas, não ligo se me chamam de louco, pois este “louco” sente prazer em ensinar aquilo que é necessário para a vida profissional e cultural de meus alunos.
Arrepio-me quando me dizem: “ Professor, aprendi!”
Sim!!! Fiz a escolha certa!

2 comentários: